top of page

SOBRE

 

Instituto Musical Amapaense Baluarte-IMAB



     Fundado na cidade de Macapá,capaital do Estado do Amapá em 22 de outubro de 2016, de acordo com os dispositivos do código civil brasileiro, Lei Federal nº. 10.406, de 10 de janeiro de 2002, é uma associação civil (filantrópica) de direito privado, com fins não econômicos, duração por tempo indeterminado, livre e sem discriminação e preconceitos, com sede provisória e fórum na cidade de Macapá, Estado do Amapá, na Avenida Ernesto Pereira Colares, nº 1729 – Bairro Novo Buritizal, CEP: 68.940.281, e tem como área geográfica de atuação o Estado do Amapá, podendo ter uma Sucursal em qualquer estado do território nacional.


   O Instituto Musical Amapaense Baluarte-IMAB, foi idealizado pelo Senhor Marivaldo Cardoso
Palheta, 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, com objetivo de dar suporte jurídico aos projetos sociais, 
Promover a valorização e difusão da música amapaense, amazônica, brasileira e universal, especialmente da música instrumental nos municípios do Estado do Amapá. Sabendo que em nossa cidade a música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossas crianças e adolescente, é que nos motiva a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado através do O Instituto Musical Amapaense Baluarte-IMAB, pois acreditamos que com a inserção da pratica habitual da música no dia-a-dia de nossas crianças e comunidade, poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossos jovens, contribuindo assim para formação integral de nossos discentes.

      No dia 22 de outubro do ano de 2016 foi aclamado por unanimidade o primeiro presidente do Instituto Musical Amapaense Baluarte, o senhor Yan Cezário Picanço da Luz de Araújo, advogado, macapaense e residente na cidade de Macapá, com a missão de administrar por quatro anos a associação.

    Atualmente observa-se diversas instituições públicas e privadas buscando novas estratégias para solucionar os problemas da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, e uma das formas de sucesso encontradas tem sido a elaboração de Projetos Sociais.

      A grande relevância deste Instituto para a gestão pública é que são bem mais fáceis de serem geridos, pois são atrativos para a cooperação entre a área pública, privada e a sociedade. Hoje em dia, as empresas/instituições buscam desenvolver projetos para cumprir sua função social e promover seu marketing corporativo. Há também uma redução nos gastos com relação à parte dos executores, uma vez que firmam parcerias com a sociedade e/ou empresas, que sentem prazer em ajudar com o trabalho voluntário.

“Elaborar projetos é uma forma de “independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das ideias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução.” (Kisil R., 2001).

     Ressaltamos que o Instituto Musical Amapaense Baluarte-IMAB, vem reforçar outros trabalhos e ações que já estão em andamento em nosso Estado, e têm demonstrado que a Arte da Música contribui para a criação de relacionamento sócio-cultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a escola.

 

 

 

Marivaldo Cardoso Palheta- Idealizador do IMAB

Instituto Musical Amapaense Baluarte-IMAB

Yan Cezário Picanço da Luz de Araújo- 1º Presidente do IMAB

Cadastro Nacional de Pessoa Juridica

bottom of page